Meteorito provoca cratera de 30 metros ao cair na fronteira do Peru

LIMA - Um meteorito caiu na noite de sábado na região peruana de Puno, perto da fronteira com a Bolívia, formando uma cratera de 30 metros de diâmetro e seis de profundidade, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Segundo fontes da Direção Territorial da Polícia, os alarmados habitantes da região ouviram um grande barulho, que parecia ser de um avião em queda.

Posteriormente, as testemunhas viram no céu um objeto luminoso em chamas que se chocou contra a terra, produzindo uma explosão que deixou restos de matéria carbonizados.

O meteorito não feriu nenhuma pessoa, mas as autoridades investigam se os restos achados na região são de animais que podem ter morrido carbonizados em viturde da explosão.

Os camponeses da localidade temem o surgimento de alguma doença, já que lascas de chumbo e prata foram liberadas no choque do fragmento de meteoro com o solo, informou a emissora local "RPP".

Especialistas observam os restos do meteorito - EFE

O membro da Academia Nacional de Ciências, Modesto Montoya, disse à agência estatal "Andina" que a queda de meteoritos no Peru não reveste perigo algum, a não ser que atinjam alguma estrutura.

- Nenhum dos vários meteoritos que caem no Peru e fazem perfurações de tamanhos variados são prejudiciais para pessoas, salvo que caiam em uma casa - disse Montoya.

Em junho, outro meteorito caiu na colina Mascapampa, na província de Arequipa (sul), deixando a população alarmada.

Peruanos passam mal após queda de meteorito

LIMA - Dezenas de moradores de Lago Titicaca, no Peru, deram entrada nos hospitais da cidade nesta terça-feira após visitarem o local onde um meteorito caiu na noite de sábado, formando uma cratera de 30 metros de diâmetro e seis de profundidade .

- Examinamos cerca de 100 pessoas que chegaram perto da cratera e que apresentaram sintomas, como vômito e dores de cabeça, devido aos gases liberados no local - disse Jorge Lopez, diretor da área de Saúde do Instituto Geofísico do Peru.

- Os moradores estão com medo - afirmou ele.

- Nós (do instituto) também chegamos próximos da cratera e estamos com dores de garganta e coceira no nariz - completou Lopez.

O meteorito não feriu nenhuma pessoa, mas as autoridades investigam se os restos achados na região são de animais que podem ter morrido carbonizados em viturde da explosão.